top of page
  • Joana Alves Gomes

Que plantas ter numa casa com animais ?

Em casa ou no jardim há plantas que os nossos cães e gatos adoram, quer pelo seu odor estimulante ou sabor e efeito benéfico. Há outras, no entanto, que são tóxicas e que devemos evitar ter por perto.

Plantas que cães e gatos gostam

- Erva de trigo, aveia e milho (1)

Estas plantas comestíveis, além de nutritivas, ricas em fibra e ácido fólico são óptimas para a digestão e, no caso dos gatos, eliminação de bolas de pelo. A existência de um vaso de uma destas ervas em casa é uma óptima maneira para dissuadir o animal de experimentar outras plantas da casa.

- Valeriana (Valeriana officinalis -2) e Erva-gateira (Nepeta cataria -3)

O odor destas duas espécies causa uma sensação de euforia em 75% dos gatos, nos cães, pelo contrário, o efeito é calmante.

Apesar de não ser viciante, nem ter efeitos negativos, é aconselhável limitar o acesso do animal a planta para que não se tornem imune.



Plantas que são seguras para cães e gatos


- Suculentas e Cactos


A maioria destas espécies são seguras para animais, devendo apenas evitar os cactos com espinhos agressivos e a Aloe vera. Muitas espécies podem ser usadas igualmente em interiores e em vasos nos jardins. Ex: Schlumbergera truncata (1), Haworthia fasciata (2) e Echeveria spp. (3)


- Samambaia (Nephrolepis exaltata -1), Planta-aranha (Chlorophytum comosum - 2), e Areca ( 3 - Dypsis lutescens)


Além de seguras para os animais são fáceis de manter, não necessitam de rega frequente e preferem luz indireta. São plantas ideais para criar ambientes frescos em apartamentos com animais.


- Rosas (Rosa spp. -1), Girassol (Helianthus annuus -2) e Gerberas (Gérbera jamesonii -3)


Os cães e os gatos não vêm o mundo com as mesmas cores que nós humanos. Os cães vêm essencialmente em tons de amarelo e azul e tem dificuldade em distinguir verde e vermelho, os gatos vêm cores entre o espectro de azul-violeta e amarelo-verde. Por esta razão as plantas com flores destas cores serão as mais chamativas e interessantes para os nossos animais de companhia. São plantas adequadas a jardins, com boa exposição solar.


Plantas que são tóxicas para cães e gatos


- Aloe (Aloe vera -1), Flor-da-fortuna (Kalanchoe spp. -2), Azálea (Rhododendron spp. -3), Hera (Hedera helix -4), Hortênsia (Hydrangea spp. -5), Tulipa spp. -6, Figueira-chorão (Ficus spp. -7), Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata -8), Geranio (Pelargonium spp. -9)


Estas são apenas algumas das plantas que deve evitar ou manter a distancia dos seus animais de companhia, para ver a lista completa é possível consultar o site da ASPCA, American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, (https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants).

Se esta a pensar comprar plantas para casa /jardim e ainda tem dúvidas das espécies que deve escolher, fale comigo!

Posts Em Destaque
Categorias
Procurar por palavras

Subscreva a nossa newsletter

Siga
  • LinkedIn
  • homify
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
Instagram
bottom of page