parque da cidade

local: Vila Real

trabalho académico

 

A presente proposta de parque da cidade surge no contexto de reconversão de uma antiga zona industrial.

Com a adição de novas estruturas habitacionais, cria-se a necessidade de novos espaços verdes de qualidade. Esta proposta pretende fornecer esses espaços e ainda possibilitar a ligação a espaços verdes preexistentes através de um corredor verde.

Os dois espaços-chave do projeto são o novo parque da cidade e o jardim memorial da antiga fábrica.

No parque encontra-se uma diversidade de espaços de recreio e estadia como campos de ténis, parques infantis, ginásio ao ar livre, parque geriátrico, ciclovia, passeios pedonais, clareiras, zonas de sombras, prados floridos.

No Jardim memorial, encontram-se espaços de passeios, estadia, exploração e contemplação de algumas estruturas remanescentes da fábrica como, por exemplo, a chaminé (que será utilizada como miradouro) e a estrutura de estufa em betão - que poderá servir como pérgula. Neste espaço mantiveram-se e reforçaram-se as paredes estruturais dos edifícios e retiraram-se os tetos para possibilitar a plantação de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas de espécies autóctones e endémicas para criar um ambiente o mais natural possível, mantendo as espécies “invasoras” e o caráter “selvagem”.

estrutura verde
estrutura de mobilidade e arborização
estrutura construída

@2017 por jag - arquitetura paisagista | Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn - Grey Circle
  • homify-logo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
  • Pinterest - Grey Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now