parque da cidade

local: Vila Real
trabalho académico
A presente proposta de parque da cidade surge no contexto de reconversão de uma antiga zona industrial.
Com a adição de novas estruturas habitacionais, cria-se a necessidade de novos espaços verdes de qualidade. Esta proposta pretende fornecer esses espaços e ainda possibilitar a ligação a espaços verdes preexistentes através de um corredor verde.
Os dois espaços-chave do projeto são o novo parque da cidade e o jardim memorial da antiga fábrica.
No parque encontra-se uma diversidade de espaços de recreio e estadia como campos de ténis, parques infantis, ginásio ao ar livre, parque geriátrico, ciclovia, passeios pedonais, clareiras, zonas de sombras, prados floridos.
No Jardim memorial, encontram-se espaços de passeios, estadia, exploração e contemplação de algumas estruturas remanescentes da fábrica como, por exemplo, a chaminé (que será utilizada como miradouro) e a estrutura de estufa em betão - que poderá servir como pérgula. Neste espaço mantiveram-se e reforçaram-se as paredes estruturais dos edifícios e retiraram-se os tetos para possibilitar a plantação de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas de espécies autóctones e endémicas para criar um ambiente o mais natural possível, mantendo as espécies “invasoras” e o caráter “selvagem”.
estrutura verde

estrutura de mobilidade e arborização

estrutura construída
