top of page

PARQUE DO RIO - MANTEIGAS

*projeto em parceria com a arq.paisagista Sara Terroso
data do projeto: 2017
área: 11360 m2

 

O objetivo desta proposta é tornar possível o usufruto, pela população, de um espaço expectante tornando-o no parque que a vila de Manteigas precisa.

O espaço possui um enorme potencial, quer pelas espécies arbóreas de grande porte, quer pela presença forte das montanhas que se avistam do local e pela presença da água (levada, moinho, rio Zêzere). O projeto do parque do rio ambiciona tirar partido de todos os pontos fortes do local, minimizando ao máximo o impacto na vegetação existente e na modelação natural do terreno. 

Pontos de interesse no projeto:

 

Anfiteatro ao ar livre 

Desenhado com o propósito de funcionar como ponto de observação sobre o rio, zona de recreio e estadia, ideal para pequenos concertos, teatros, reuniões de grupos, associações, palestras e ações de divulgação.

 

Miradouros 

Espaços naturalmente elevados e em deque que proporcionam a oportunidade de contemplar a serra, o rio e a vila de Manteigas.

 

Jardim Sensorial 

Jardim composto por materiais vegetais e inertes que proporcionam diferentes estímulos visuais, olfativos e sensoriais. As espécies vegetais usadas são aromáticas/medicinais da região escolhidas pelos seus atributos de cor, fragrância e textura. Os materiais inertes, como casca de pinheiro e diferentes tipos de seixos são usados como estímulo sensorial. As espécies estão identificadas pelo nome e usos comuns, aumentando o valor educativo no espaço.

Projeto de Plantação

O processo de escolha da vegetação prendeu-se com a necessidade de corresponder a  3 objetivos:

1. introdução de estrato arbustivo e herbáceo, com o objetivo de fixar solo/reforçar as margens e criar zonas de recreio;

2. colmatar o estrato arbóreo, criando zonas de sombra junto aos passeios e ajudando a fixar solo e reforçar os taludes; as espécies escolhidas (Alnus glutinosa, Arbutus unedo, Betula alba, Populus nigra, Quercus robur) são maioritariamente de carater ripícola e autóctone, integrando-se no local junto das espécies existentes;

3. aumentar o carater lúdico e pedagógico do parque com a plantação e espécies aromáticas/medicinais (Hypericum adrosaemum, Lavandula angustifólia, Mentha spicata, Rosmarinus officinalis, Salvia officinalis, Thymus vulgaris) devidamente identificadas, por nome e propriedades.

Árvores

árvores propostas

árvores existentes

 
Arbustos, herbáceas e sementeiras
bottom of page