• Joana Alves Gomes

Como são calculados os meus honorários ?

( e porque não indico preços por telefone)


O cálculo de honorários em arquitetura e arquitetura paisagista costumava estar assente numa percentagem sobre o valor estimado de obra - portaria de 7 de fevereiro de 1972, publicada no suplemento ao Diário do Governo, n.º 35, 2.ª Série, de 11 de fevereiro de 1972. No entanto, esta portaria foi revogada e atualmente cada profissional tem a liberdade de calcular os seus próprios honorários da forma que achar mais correta.

Há quem ainda utilize este método como referência, que tem algumas vantagens, como por exemplo indicar ao cliente um valor estimado para a obra; há também quem prefira fazer o cálculo estimando o número de horas, e dificuldade do trabalho.


Em todos os casos há fatores a ter em conta:


- Área total da intervenção

Projetos para áreas maiores terão, a partida, de ser mais caros.

projeto com 45 m2 e projeto com 1 1360 m2



- Grau de dificuldade do projeto

Um projeto com maior grau de dificuldade é um projeto que envolva áreas com regimes específicos de proteção (REN, RAN, Reserva ecológica …), elementos naturais desafiantes (topografia complexa, escarpas …).

projeto com áreas abrangidas por regimes de proteção e com topografia complexa



- Grau de complexidade do projeto

Um projeto com maior grau de complexidade é um projeto que envolva mais elementos construtivos como pérgulas, quedas de água, espelhos de água, ou soluções construtivas mais desafiantes como jardins interiores, coberturas verdes, jardins verticais.


projeto simples e projeto complexo



Sendo assim cada caso tem de ser analisado em pormenor de forma a chegar ao valor mais justo para o cliente e o projetista.


Juntamente com a nota de honorários, envio também uma descrição dos trabalhos incluídos e uma calendarização das várias fases, com a correspondência de uma percentagem do pagamento associada a uma entrega de uma parte do projeto.


Se quiser receber uma proposta de honorários para o seu jardim/ projeto, envie um e-mail para

jag.arqpaisag@gmail.com , responderei nas próximas 24h.

Posts Em Destaque
Categorias
Procurar por palavras

Subscreva a nossa newsletter

Siga
  • LinkedIn
  • homify
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
Instagram